Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Helena ❤ Autor: Machado de Assis.



Está é sem duvida a minha obra favorita do Machado de Assis. Mesmo sendo o principal nome do Realismo Brasileiro, Machado consegue se destacar também no Romantismo, em Helena.

Quando li Helena, confesso que durante a narrativa, criei diversas suposições  e me surpreendi como final. Machado tem essa característica de confundir o leitor, dando pistas do que pode ocorrer, fazendo com que a gente questione se é isso mesmo, dando o poder da duvida.Gosto muito das obras do Machado, acho ele um autor um pouco enigmático e brinca com a imaginação do leitor.

Helena é um romance de Machado de Assis. Foi publicado em 1876. O romance começa com o anúncio da morte do Conselheiro Vale, pai de Estácio e irmão de Dona Úrsula. O Conselheiro é retratado como homem de boas relações, relativa fortuna e certo gosto pela vida boêmia. Em seu testamento, ele reconhecia uma filha natural chamada Helena, pedindo para a família que a recebesse assim que a menina saísse da escola. 

Já que a existência da moça era até então desconhecida para Estácio e Dona Úrsula, eles a recebem com sentimentos mistos. Estácio rapidamente acolhe a nova irmã e lhe conquista a confiança, enquanto Dona Úrsula resiste por algum tempo à ideia de dividir seus afetos com uma desconhecida.

Neste livro Machado aborda diversos temas, por exemplo papel da figura feminina na família tem grande importância, e se liga a temas constantes. Além de relatar o romance incestuoso, onde Estácio demonstra ciumes amor proibido pela irmã.

Essa é minha dica de livros, pra vocês, espero que gostem, assim eu. ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário