Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Lucíola ❤️ Autor: José de Alencar

 


Eu amo literatura, José de Alencar é meu autor favorito, já tinha lido Senhora que é o meu preferido, e depois de ler Lucíola, acho que ele entrou pra lista dos melhores.

Lucíola é o quinto romance do escritor brasileiro. Seduzida ainda jovem por um homem devasso em um momento de dificuldades e revés em que precisava de dinheiro para salvar os familiares doentes, Maria é expulsa de casa pelo próprio pai, trocando então seu nome de Maria da Glória para Lúcia. Lúcia começa a viver como uma prostituta caprichosa, explorando seus ricos amantes, por quem manifesta um claro desprezo. 

Um dia conhece Paulo da Silva, um jovem pernambucano que chega ao Rio de Janeiro e se apaixona por ela. Esse afeto sincero faz com que a verdadeira natureza de Lúcia venha à tona. E essa luta entre a força regeneradora do amor puro e uma vida de pecados e devassidão que José de Alencar focaliza com muito vigor. 

Dedicando-se de corpo e alma ao amor de Paulo, que foi capaz de compreender e perdoar seu passado, Lúcia encontra pela primeira vez na vida a tão almejada paz de espírito. Mas, vitimada por uma doença fatal, vem a falecer na flor da idade, cercada pelos carinhos de Paulo, a quem encarrega de cuidar - como pai - de sua irmã mais nova, Ana.

Lucíola é uma mulher forte, além de seu tempo. Em alguns momentos sentia muita vergonha por ser cortesã. Após ter se prostituído, sentia culpa, ou seja, a prostituição era uma angústia, pra ela. Quando se apaixona por Paulo, ela se permite ser apenas ela mesma, expõe seu amor, afeto e suas fraquezas. Guardou para Paulo, os melhores beijos que nenhum de seus amantes recebeu, entregou seu coração á ele.

Livro é muito bom, não é atoa que José de Alencar é um dos melhores escritores.

Dei 5 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ Grande Lucíola 

Espero que tenham gostado


Beijos e boa leitura

Sem comentários:

Enviar um comentário