Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de junho de 2024

Auto da Barca do Inferno & A Farsa de Inês Pereira❤️Autor: Gil Vicente




Sempre gostei de literatura, essa obra é uma das minhas preferidas. 

Auto da Barca do inferno é uma peça teatral de Gil Vicente, o primeiro dramaturgo lusitano, uma alegoria de duas barcas – uma que segue para o Inferno, outra, para o Paraíso – satiriza os tipos sociais de Portugal.

Uma encenação do século XVI, em um país que alargava seus horizontes em direção à América e ensaiava sua transição da Idade Média para o Renascimento. Em cena, o Diabo e o Anjo julgam as almas daqueles que tentam embarcar. Entre os julgados estão o Fidalgo, um agiota, um tolo, o Sapateiro, o Frade, uma alcoviteira, o Judeu, o Corregedor, o Procurador, o Enforcado e os cavaleiros.

Membros distintos da sociedade e gente simples do povo se equiparam na fuga da barca do Diabo. Poucos escaparão. Se prestarmos bem atenção, a situação narrada no livro se encaixa bem nos dias de hoje.

Além do Auto da Barca, o livro trás do conto de Inês Pereira, apresentada primeiramente a Dom João III, rei de Portugal, é considerada a mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente.

A personagem Inês Pereira, calculista e ambiciosa, sonha casar-se e livrar-se da vida doméstica, mas, a princípio, não se interessa por Pêro Marques, camponês provinciano, mas honesto, preferindo casar-se com Brás da Mata, escudeiro de má índole e dissimulado.

A vida, o caráter e os costumes da jovem são uma crítica às mulheres burguesas, ambiciosas e insensatas da época. Apresentando aspectos histórico, social e linguístico, o teatro poético de Gil Vicente proporciona uma reflexão acerca das mentalidades medieval e pré-renascentista, trazendo à luz uma sociedade em transição.

Empregando ironias, paródias, trocadilhos e insinuações apimentadas, o autor mostra sua versatilidade de linguagem neste clássico da literatura.

A obra, fruto de um desafio que Gil Vicente aceitou para provar seu talento, mostra as atitudes da jovem Inês Pereira, que simbolizavam os valores de uma época.


Dei 4 estrelas 🌟🌟🌟🌟 ao livro. Se você gosta de literatura vai gostar da obra.


Espero que tenham gostado 
Beijos e boa leitura.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário